TREINO BÁSICO PEITORAL

Hoje no blog, quem escreve é a minha personal, Carmen Gutierrez.

Antes de começar qualquer programa de exercício físico, é importante fazer uma visita ao cardiologista ou médico do esporte para saber se está tudo em ordem com o coração e se está liberado para os exercícios sem restrição.
Vou falar um pouco sobre alguns mitos da atividade física.

Alongar antes da musculação previne lesões?
Na verdade não,pelo contrário, estudos revelam que o alongamento reduz a potência dos músculos, deixando-os mais fracos. Isso acontece pois a prática flexibiliza as articulação, enquanto elas deveriam estar estáveis para o exercício de peso. Assim, alongar-se antes da musculação pode, na verdade, causar uma lesão.
Devemos usar o alongamento como um aquecimento?
Durante as minhas aulas uso o alongamento inicial para saber como está meu aluno naquele dia , é o momento que tenho para perceber até onde vou levar o treino . NÃO se deve alongar com intensidade nesse momento, quando você se alonga, afasta as pontes cruzadas da musculatura. Isso piora a contratibilidade, o que faz com que você produza menos força durante o treino. E o que queremos é justamente produzir o máximo.

O treino de força é tão importante para a perda de peso como para o treino aeróbio. Normalmente, conforme aumentamos os níveis de força , aumentamos também a massa muscular magra, o que vai aumentar o metabolismo e reduzir a percentagem de gordura corporal.

Nunca treinar sem se alimentar isso vou deixar pra nutricionista da J.M. explicar melhor.

O queremos mostrar aqui é que é possível ter uma melhora tanto cardiovascular (resistência) como muscular realizando exercícios básicos. O importante é começar.


Alguns deles são:


Agachamento: é um exercício muito criticado, por alguns que dizem que tem muito risco de lesão no joelho e lombar. Mas a idéia aqui é ensinar a posição correta e sem carga no inicio.


Se a ideia é deixar o bumbum durinho, as coxas definidas e a barriga sarada, o agachamento deve ocupar o topo da sua lista de exercícios praticados para melhorar a forma. Pode ser feito em qualquer lugar .

Estudos mostram menos dores em idosos com osteoartrite depois que iniciaram um treinamento em agachamentos, além de uma melhora no equilíbrio e maior velocidade de caminhada.

Peitoral: é um grupo muscular responsável pela postura do tronco e seu condicionamento pode evitar dores nas costas. Na mulher, além da postura dá sustentação aos seios que são formados por camada gordurosa e não recebe influência dos exercícios. Seios mais elegantes têm uma boa base que são os músculos peitorais por baixo deles.
Sugestão de série: 3 séries x 10 repetições x carga de iniciante 2 kg (conforme perceber que está fácil aumente a carga) 




Caso não tenha pesinhos outra opção é a velha e eficiente flexão de braço. Comece fazendo com apoio de joelhos

Farei outro post com mais algumas dicas de exercícios.

Beijos Carmen Gutierrez

Nenhum comentário: