PERFUMES EXCLUSIVOS

Se tem uma coisa que eu gosto desde muito novinha é de perfume.
Sempre adorei colecionar frascos e mais frascos com cheiros diferentes e ter a bancada do meu banheiro lotada das mais diversas fragrâncias.
Hoje em dia, já sou bem mais seletiva para os aromas e confesso que somente aqueles mais exclusivos e não tão comerciais me atraem. 
Claro que perfumes assim acabam sendo mais difíceis de serem encontrados e muitas vezes precisamos sair do Brasil para comprá-los.
Abaixo listo algumas marcas e perfumes que estão entre os meus favoritos:

Annick Goutal - A socialite parisiense que foi modelo na juventude e aficcionada por arte, cansou da mesmice das marcas comerciais e criou, em 1980, a sua própria Boutique de Perfumaria. A sofisticação de suas fragrâncias, aliada à filosofia de utilização de matérias-primas naturais e produção artesanal, conquistou o "crème de la crème" da sociedade francesa com os seus perfumes exclusivos e de altíssima qualidade. A consolidação da marca conseguiu-se também com uma postura ética e ambiental, pois conseguiram eliminar do processo de produção de perfumes os testes em animais. Embora o grupo coreano Amore Pacific tenha comprado recentemente a Boutique Goutal, é a filha Camille Goutal que continua ao comando e se encarrega da direção criativa após o precoce falecimento da sua fundadora. Gosto de usar durante o dia a Eau d’Hadrien, uma de suas primeiras fragrâncias, que tem notas cítricas, florais e foi inspirada na Toscana.
A coleção de perfumes e colônias é vasta, e os frascos de cristais que guardam estes pequenos tesouros são maravilhosos.


Jo Malone - Perfumista inglesa que tem um conceito similar a Goutal, pois utiliza ingredientes naturais da melhor qualidade. As colônias de Jo Malone são consideradas "Eau de Toalete". Apesar de suas fórmulas conterem mais óleo do que perfume, a fixação é excelente. As opções de fragrâncias são muitas e a possibilidade de se misturarem entre si, tornam-as ainda mais exclusivas. Sou viciada nas colônias com notas frutadas como a "Nectarine Blossom & Honey" para o dia, e na "Wild Fig & Cassis", mais intensa, para a noite. Acho as embalagens clean e chiques.



Diptyque - Perfumaria francesa trés chic de St. Germain que em 1968 criou sua primeira colônia unissex. Depois disso, inúmeras outras se seguiram. 
As fragrâncias da Diptyque são muito marcantes e nada comuns. É para aquele tipo de apreciadores com olfato apurado. Para o verão, adoro a L'eau de Neroli.
As velas dessa marca valem um post a parte - AMO!


Serge Lutens - É um francês multitalentoso. Fotógrafo, estilista, cineasta e cabeleireiro, passou pela Dior e Shiseido nos anos 80, e no início dos anos 90 lançou uma linha de perfumes exclusivos, a Les Salons du Palais Royal. 
Em 2000 fundou a marca Serge Lutens Parfums-Beauté, vendida também pela internet. Hoje vive em Marrakesh, no Marrocos, e tem uma loja dentro do La Mamounia, um dos hotéis cinco estrelas mais luxuosos da cidade.
Em suas suas criações encontramos essências raras e autênticas para criar perfumes puros, ricos e sedutores.
A minha escolha é o floral "L'eau Serge Lutens", bem fresco e relaxante.



Agora um pouco das labels mais jovens, super exclusivas e ainda muito pouco conhecidas. Todas podem ser compradas na Liberty em Londres. 

Le Labo - A marca nova-iorquina é praticamente uma baby. Fundada em 2006 por Fabrice Penot e Edouard Roschi, possui 44 perfumes na coleção. E o conceito é muito moderno. As lojas ou corners, no caso na Liberty, parecem laboratórios. O perfume é composto no momento da compra. O cliente escolhe uma fragância já existente na base deles, e pode adicionar mais umas gotas do seus aromas preferidos. É envasado de forma altamente personalizada, no rótulo vem descrito o nome da matéria base mais proeminentes (por exemplo: Vetiver, Jasmim, Bergamota) e um número que indica a quantidade de notas adicionadas. Porém, o mais importante, vem o nosso nome e o local onde foi comprado. Super peronalizado! Adoro o "Bergamote 22".


Byredo - A marca sueca também entrou no mercado em 2006 e tem uma identidade minimalista, própria do design escandinavo. Os frascos em preto e branco dão o tom clássico e de bom gosto. São fragrâncias simples, com poucos compostos, mas que nem por isso perdem a particularidade única da elegância. São vendidas apenas em quatro ou cinco lugares no mundo inteiro.


Quem não curte um cheirinho bom?

J.E.

Nenhum comentário: