HORTA VERTICAL

Umas das coisas mais frustrantes para mim pelo fato de morar em apartamento é não poder ter um jardim enorme onde pudesse ter muitas plantas, flores, frutas, verduras e temperos. Acredito que muita gente sinta essa falta também. 
Hoje vou falar sobre uma possibilidade que pode amenizar essa vontade - as hortas verticais.

As hortas verticais são uma excelente alternativa para quem deseja aliar decoração e sustentabilidade, conferindo charme a ambientes pequenos e proporcionando ao menos uma areazinha verde.

São indicadas para quem vive em apartamentos ou casas pequenas, afinal você só precisa de um cantinho na parede de seu terraço ou varanda. 
A escolha do ambiente é o primeiro passo para a construção de sua horta, pois este precisa ser iluminado e ventilado, para que as plantinhas possam cescer.

Depois do local escolhido, você deve pendurar alguns suportes na parede. Os suportes podem ser encontrados em lojas de artigos de decoração, ou pode ainda ser de materiais recicláveis como por exemplo de garrafas pet.

O terceiro passo é escolher as plantas que serão cultivadas. A horta vertical funciona tão bem como uma horta tradicional, então você pode optar por plantar alface, almeirão, hortaliças, além de algumas variedades de frutas e legumes, como morangos, cenouras e rabanetes. Não se esqueça também de selecionar a terra que irá utilizar, pois esta deve ser adubada e preparada para o plantio.

Por fim, não se esqueça da conservação da sua horta. É preciso estar sempre atento a irrigação e adubação adequada da mesma – que varia de acordo com cada espécie, além de sempre alerta a proliferação de pragas como pulgões e formigas. Assim, você irá apenas aproveitar uma alimentação saudável, econômica e livre da contaminação por agrotóxicos e outras substâncias.

Essa é a super horta vertical da casa da minha tia. Coisa profissional, linda de se ver e com coisas deliciosas para comer!







Por um mundo mais verde!
J.E.

Nenhum comentário: